A bicicleta elétrica GOTRAX Endura é a resposta para a pergunta: “Qual e-bike você recomendaria se eu quisesse gastar o mínimo de dinheiro possível, mas não ganhar um monte de “tralha”?”
Está longe de ser a melhor e-bike que testei, mas ainda ganha pontos importantes por combinar peças boas o suficiente com um preço extremamente baixo de 649 dólares (aproximadamente R$ 3.384,47 na conversão direta).
Por mais divertidas que sejam as e-bikes premium, seus preços elevados podem, infelizmente, limitar essas e-bikes sofisticadas aos ciclistas que têm a sorte de poder pagar por esses luxos.
As e-bikes com preços acessíveis ajudam a trazer alegria, conveniência e utilidade semelhantes para o homem comum. E a GOTRAX sabe uma coisa ou duas sobre como fazer veículos elétricos de duas rodas orientados para o orçamento.
Por vários anos eu tenho usado scooters elétricos GOTRAX, testando-os para o trabalho e usando-os pessoalmente para minhas próprias necessidades na cidade.
A GOTRAX conquistou seu nome na indústria de scooters elétricos como uma scooter elétrica básica, capaz de realizar o trabalho, que pode fazer a maior parte do que as scooters mais sofisticadas podem – ainda por uma fração do preço.
Agora é hora de ver se eles podem fazer o mesmo com as bicicletas elétricas.
Para ver a GOTRAX Endura em ação e ouvir minha opinião sobre a e-bike, confira minha análise de vídeo abaixo. Ou apenas continue lendo enquanto eu explico para você no resto da minha revisão.
Especificações técnicas da bicicleta eletrônica GOTRAX Endura
Motor: motor do cubo traseiro 250W
Velocidade máxima: 15 mph (25 km / h)
Alcance: até 28 milhas (45 km)
Bateria: 36 V 7,5 Ah (270 Wh)
Peso: 54 lb (24,5 kg)
Capacidade de carga: 265 lb (120 kg)
Quadro: liga de alumínio 6061
Freios: freios a disco mecânicos
Extras: Visor de LED minimalista com indicador de bateria e indicador de nível PAS, rack traseiro e para-lamas incluídos, acelerador e pedal auxiliar, farol LED
GOTRAX adiciona e-bikes à linha de scooters.
As e-bikes, por outro lado, têm mais coisas acontecendo. Existem dois trens de força independentes, mais pontos de contato, rodas maiores para lidar, mais cabos, suspensão, etc. Portanto, não é tão simples quanto expandir a experiência de scooter da GOTRAX.
Mesmo assim, eu diria que eles fizeram um trabalho muito bom aqui. A Endura é uma bicicleta confortável de andar e você não imagina que custa apenas 649 dólares (aproximadamente R$ 3.384,47 na conversão direta). Em outras palavras, ela não anda como uma bicicleta barata.
Direi que estou mais impressionado com a qualidade do lado elétrico da moto do que com o lado mecânico das coisas, e falaremos sobre os motivos. Mas vamos começar com a eletrônica.
De cara, posso dizer que o desempenho não é emocionante graças ao motor de 250 W de baixa potência e ao sistema elétrico de 36 V, mas ainda funciona muito bem. Não vai aumentar a sua adrenalina, mas vai lhe dar um passeio agradável e vagaroso.
O sistema de assistência ao pedal fornece um impulso agradável e relaxado e o acelerador me permite ser preguiçoso se eu quiser que a bicicleta faça a maior parte do trabalho. O Endura tem apenas uma bateria de 270 Wh, que é bastante pequena para os padrões de hoje, então eu tendia a andar mais com o pedal auxiliar para tirar o máximo possível da bateria. Mas com uma velocidade máxima de 15,5 mph (25 km / h), mesmo pedalar em velocidade máxima com apenas aceleração não esgota a bateria com muita força. E vamos ser honestos: com um motor de baixa potência, não estamos falando sobre muitos músculos elétricos aqui.
Portanto, embora esta não seja uma e-bike de alto desempenho, ela tem um ótimo desempenho considerando o preço. E ainda vai além em algumas circunstâncias, como a bateria bem integrada. Se você gastasse o mesmo dinheiro em uma e-bike aleatória da Amazon, provavelmente encontraria baterias aparafusadas de aparência cafona ou, às vezes, até baterias montadas em uma bolsa no guidão. Mas o GOTRAX Endura tem uma bateria integrada de aparência elegante que se encaixa na estrutura e pode ser removida para carregar. Ou, bem, devo dizer que DEVE ser removido para carregar. Essa é a única coisa irritante sobre a bateria – você não pode acessar sua porta de carga sem removê-la da bicicleta.
Essa pequena peculiaridade é um pouco irritante, mas, no geral, o lado elétrico das coisas é muito bom. A bateria é pequena, mas bem integrada. O motor também é pequeno, mas funciona bem para cruzeiros em terras planas – mesmo que não consiga lidar com colinas enormes sozinho. Também há pedal auxiliar e acelerador para escolher, o que é uma grande vantagem em relação às e-bikes somente com pedal assistido. A tela não é sofisticada, mas funciona muito bem como uma tela de LED com pontos, e você ainda ganha um farol que sai do pacote principal. Não há luz traseira, mas não vou reclamar muito, considerando que já vi e-bikes com três vezes esse preço sem luz traseira também.
Portanto, a eletrônica é realmente muito boa. Mas voltando ao lado dos componentes da bicicleta, é um acerto ou erro. Fico feliz em ver que eles investiram em eletrônicos, mas certamente há espaço para ir um pouco mais alto nas peças da bicicleta.
Por exemplo, o garfo dianteiro deixa muito a desejar. Claro, é bom ter suspensão, mas a que custo? Simplesmente não parece resistente como um bom garfo de suspensão. Eu poderia ter preferido um garfo rígido que, pelo menos, sei que deveria durar anos. E eu não sei nada sobre essa marca de pneu além de algum fabricante chinês aleatório de pneus. Eu não esperava Maxxis aqui, mas também pensei que poderia pelo menos conseguir um par de Kendas de nível básico.
O câmbio e o desviador também estão na extremidade inferior da hierarquia de Shimano. Não é ruim, mas também não é ótimo. Claro, para uma e-bike como esta que é basicamente um cruzeiro de lazer, eles certamente são suficientes.
Os gráficos não são particularmente interessantes e parecem um pouco presos no início dos anos 2000, mas pelo menos a moto parece sólida. Os decalques “superesportivos” são ridículos considerando a baixa potência da moto, mas prefiro pensar que estão sendo usados ironicamente.
Portanto, embora possamos definitivamente ver as áreas em que a GOTRAX cortou alguns cantos para reduzir o custo, eles me surpreenderam com alguns detalhes importantes ao mesmo tempo. Existe a sela que é realmente muito confortável e a inclusão de defensas como equipamento padrão. Até o rack traseiro vem de fábrica – economizando muito dinheiro em comparação com as empresas de e-bike que cobram mais por luzes, pára-lamas e racks.
Qual é o longo e o curto disso?
No final das contas, eu ainda recomendaria esta e-bike para quem procura uma e-bike boa e ultra-barata.
Se você puder gastar algumas centenas de dólares a mais, poderá obter algumas atualizações de qualidade sérias de outras marcas. Mas eu entendo, nem todo mundo pode gastar algumas centenas de dólares a mais. E em comparação com outras e-bikes no nível de 649 dólares ( aproximadamente R$ 3.384,47 na conversão direta), a GOTRAX Endura oferece um pacote mais agradável que dirige melhor e é mais confortável de usar.
Eu não esperava gostar tanto de uma bicicleta tão barata, mas posso ver um lugar para ela. Eu só acho que é importante julgá-lo dentro de sua classe. Não dá para compará-la a uma e-bike de R$ 10.429,80, mas com certeza ela supera outras e-bikes em sua classe de preço.
FONTE: Electrek